O CÓDIGO UNIVERSAL

03/11/2013 10:32

 

Existe na Natureza "algo" que fascina o Homem desde a antiguidade; algo que está em cada canto da Natureza. O Homem encontrou  na Natureza um código único e harmoniosamente estético que é impossível de definir.

Assim lhe chamamos de: Proporção Divina, Razão Áurea, Número de Ouro. Priya Hemenway lhe chama de "O Código Secreto" que é "A fórmula misteriosa que governa a arte, a natureza e a ciencia". Pois esta fórmula misteriosa se encontra nos empreendimentos humanos, como a Grande Pirâmide de Egito, Pathernon em Atenas e as catedrais de Notre Dame. Mas isso é o começo. Na arte, o próprio Leonardo da Vinci usou esta fórmula em suas pinturas bem conhecidas , como:"A Última Ceia" e "O Homem Vitruviano". Na música, o compositor mexicano Silvestre Revueltas utilizou essa proporção para organizar partes da composição conhecida como "Alcancias". Mas como explicar o interminável número de entidades orgânicas e inorgânicas, encontradas na natureza, que repetem infinitamente esta Proporção Divina.

Matemáticamente a fórmula misteriosa existe. A primeira definição clara do que mais tarde se tornou conhecido como Razão Áurea foi dada por volta de 300 a.C. pelo fundador da geometria, Euclides de Alexandria. Euclides definiu uma proporção derivada da simples divisão de uma linha no que ele chamou de sua "razão extrema" e "média".

 

Razão Áurea nas manifestações humanas

 

 

 

Exemplos na natureza em que a sequência ou a espiral de Fibonacci aparece