Sobre nós

Meu gosto pela Matemática, a Geometria e o Desenho me levaram por caminhos um pouco diferente aos usuais. Sempre que se falava da Natureza, encontrava uma ligação forte com a Matemática. Pois ela – a Matemática – está presente em todos os domínios científicos, assim como também no nosso dia-a-dia.

Parte dessa combinação maravilhosa de Matemática e Natureza pode ser observada com os números de Fibonacci (¹), precisamente na espiral formada pela folha de uma bromélia. Pode ser percebida, a sequencia de Fibonacci, através da composição de quadrados com arestas medidas proporcionais aos elementos da sequencia, por exemplo: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13..., tendentes à razão aúrea; o mesmo tipo de espiral também pode ser percebido na concha do nautilus marinho. Outra forma de combinação Matemática e Natureza podem observá-la também na ação da gravidade que é uma força da Natureza, que mantém juntos os gases quentes no Sol e faz os planetas permanecerem em suas orbitas (ver imagens anexas).

(¹) Fibonacci (1175-1250) foi um dos matemáticos mais importantes da Idade Media, contribuindo extensivamente com a aritmética, álgebra, geometria.

Mas que Matemática seria esta que abrange todas as coisas da Natureza? Galileu Galilei foi o primeiro em reparar que " o livro da natureza está escrito em caracteres matemáticos", isto é, que a Matemática é a linguagem das Leis Naturais, Leis Universais segundo as quais criamos e manifestamos nossa realidade.

A primeira vez que li algo sobre o assunto se referia aos “Quadrados Mágicos”. É aqui que encontrei a resposta ao que procurava. Estes quadrados mágicos constituem desde épocas remotas, um desafio que fascina a todos. Na obra de John Michell “Em Busca da Atlântida”, me deparei com o que dizia sobre os quadrados mágicos, “Os quadrados mágicos eram tidos pelos matemáticos antigos como ilustrações das leis cósmicas”.

No decorrer do tempo, as ideias e as perguntas começaram a fervilhar. Qual seria a interpretação ou alcance disto? Haveria uma ligação perfeita entre os Quadrados Mágicos e as Leis do Universo?

Conseguir isto é mais que um projeto é um sonho que não tem fim!

Isto me lembra duma frase de Miguel de Unamuno (1864-1936) “O homem vive de razão e sobrevive de sonhos”

 

                                       Sequência de Fibonacci

 

   

                                           Matemática e Natureza         

 

 

                                                Sistema Solar

Nossos usuários

Como já me havia  expressado anteriormente, os Quadrados Mágicos (QM) abrangem todas as áreas do conhecimento. E é isto  que devo  “provar” na sequência do tema.

Para início, é importante ter um embasamento sobre o que são os “Quadrados Mágicos”,  sua origem, sua matemática, suas propriedades , como construí-los etc.  Assim, dentro do campo da matemática,  acabei  por descobrir, após muito estudo,   como equacioná-los, pois não “encontrei”  nenhuma fonte de informação sobre este assunto. Isto facilitou os cálculos para encontrar outros QM de ordens diferentes e também a quantidade de QM perfeitos que existem em cada um deles.  Atualmente,  estes cálculos são  estimados, por exemplo:  o cálculo do QM de ordem 6, por Pinn e Wieczerkowski (1998), valor estimado (1.7745 ± 0.0016) x 10 19 (simulação método Monte Carlo).

Dentro deste estudo não posso deixar de falar sobre as  estruturas geométricas fornecidas pelos mesmos QM. Esta geometria é  fonte inesgotável para novos desenhos geométricos e que nos levam também para a parte artística, como irei  mostrar-lhes posteriormente (VER GALERIA DE FOTOS).

Durante as pesquisa dos QM,  deparei-me  com as  suas multifuncionalidades, pois servem como chave de interpretações. Isso me facilitou a entrada para outras pesquisas muito importantes como: DNA (sua matemática e sua estrutura molecular). Na pesquisa encontrei que o DNA vem evoluindo do QM de ordem 3 para o QM de ordem 4. E é, neste QM de ordem 4, que estão todas as informações atuais  - confirmando a hélice  dupla e quádrupla –  conforme   veremos  no desenvolvimento  do tema.

Minha pesquisa termina  com o estudo do QM de ordem 9, e aí foi um DEUS me acuda. Como explicar isto? Veio uma explosão de ideias, desde a Grande Pirâmide do  Egito (GP) até a relação dos Apóstolos, na ordem que Jesus foi chamando-os. Somente para tenham uma ideia do que estou falando, ao concluir os estudos matemáticos da Grande Pirâmide foi que encontrei os primeiros sinais do "Autor do Projeto".

Mas o meu trabalho não acaba aqui?  Espero que haja  interessados em me ajudar a continuar o que  comecei, assim podemos finalmente provar que estes Quadrados Mágicos são  mesmo representantes das Leis do Universo.  Espero atingir meu objetivo  recebendo o apoio dos que gostam da matéria.

História do projeto

Nessa seção você pode descrever a história do seu projeto e as razões que levaram à sua criação. É conveniente mencionar os marcos e as pessoas importantes que dele participam.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!